× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Educação – primeiras escolas públicas

Compartilhar        
ícone de tags

A escola pública em Itajaí inicia sua trajetória no dia 15 de abril de 1835, quando a Assembleia Provincial de Santa Catarina edita a Lei nº 09/35 criando ‘cadeiras de primeiras letras’ na Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí. Provavelmente era uma ‘escola de desemburrar’ apenas para meninos, sendo que o primeiro professor, Francisco José das Neves, iniciou seus trabalhos apenas no ano de 1837. Foi, contudo, substituído por Antônio Joaquim Ferreira em 1838. Também existem registros da atividade pedagógica do alfaiate Francisco Antônio por volta do ano de 1843.

A ‘Escola de Primeiras Letras’ abriu-se também para as meninas no dia 26 de novembro de 1849, com resolução assinada pelo presidente da Província de Santa Catarina. Entre suas primeiras professoras encontramos: Maria Leopoldina da Glória [1849], Maria Carlota de Moro [1868], Amélia Müller dos Reis [1882]. A 24 de outubro de 1907 é criada a segunda escola tendo como professor João Maria Duarte, fundador e professor da escola particular Colégio Itajaí.

ESCOLAS ESTADUAIS

O grande destaque da escola pública em Itajaí, contudo, ocorre no ano de 1913 com a inauguração do Grupo Escolar Victor Meirelles, com sede na rua Hercílio Luz [atual prédio da Casa da Cultura Dide Brandão]. No ano de 1916 a entidade também abrigou um Curso Complementar – visando à formação de professores primários. O Estado criaria em Itajaí também as escolas: escola estadual mista da Barra do Rio [década de 1920], Escola estadual mista da Fazenda [1923] e Grupo Escolar Lauro MullerVila Operária [1926]. No ano de 1942 foi inaugurado o Grupo Escolar Floriano Peixoto, também na Vila Operária – este anexou o antigo Grupo Escolar Lauro Müller. Na década de 1950 Itajaí possuía uma rede estadual de ensino que contava com dez escolas primárias isoladas e os grandes conglomerados: Grupo Escolar Victor Meirelles [Centro], Grupo Escolar Gaspar da Costa Moraes [Fazenda], Grupo Escolar Floriano Peixoto [Vila Operária], Grupo Escolar Henrique Midon [Barra do Rio]. Na década de 1960 foi criado o Ginásio Industrial Presidente Nereu de Oliveira Ramos – o ‘Industrial’. O Estado também montou diversos ‘cursos normais’ anexos às estruturas dos grupos escolares – visando à formação de professores: Ginásio Normal Álvaro de Carvalho [1963], Ginásio Normal Lauro Müller [1966], Ginásio Normal Laudelino José de Novaes [1966], Ginásio Normal Heitor Liberato [1968]. Uma nova estrutura foi montada na rede estadual de ensino acabando, em 1970, com os ginásios e abrindo espaço para o ensino fundamental completo. O ensino médio entrou na rede estadual através da criação do Colégio Normal Estadual Deputado Nilton Kucker em 1966.

ESCOLAS MUNICIPAIS

Após o governo municipal contribuir para o pleno funcionamento da Escola Complementar anexa ao Grupo Escolar Victor Meirelles, em 1916, visando à formação de professores primários, o passo seguinte foi iniciar uma rede de escolas municipais. A primeira escola municipal, com prédio próprio, foi montada na localidade de Arraial dos Cunhas no ano de 1919.  Até então, a municipalidade remunerava professores que trabalhavam em salas alugadas, algumas delas em suas próprias residências.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia

FONTE: D’ÁVILA, Edson. Pequena História de Itajaí. 1.ed.rev. ampl. Florianópolis: IHGSC, 2018.

Compartilhar