Jornal dos Bairros
O Jornal dos Bairros iniciou sua circulação, na primeira fase, em dezembro de 1989. Propriedade da empresa Visual Propaganda & Marketing, tendo como proprietário Carlos Bittencourt. Expediente: jornalista responsável Carlos Bittencourt, redação Adilson Amaral, colaboração Hélio Floriano (Magru Floriano), diagramação Jaime de Borba, desenhos Daniel Manfredine, impressão Jornal A Notícia. Sede à rua Uruguai número 373. No seu expediente utiliza apenas a marca Jornal dos Bairros, enquanto na capa utilizava o título Jornal dos Bairros Zona Norte. Mais a frente, manteve apenas o nome simplificado Jornal dos Bairros. O jornal iniciou uma segunda fase em agosto de 1991. No seu expediente, novamente, utiliza apenas a marca Jornal dos Bairros, sendo uma publicação da Visual Gráfica e Editora, com sede à rua Conceição número 678. Jornalista responsável Carlos Bittencourt. Colaboração Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Itajaí. Teve uma interrupção na sua circulação retornando, provavelmente, em 1996. Na sua terceira fase apresenta o seguinte expediente na edição de 04 de fevereiro de 1999: Jornal dos Bairros é uma publicação da Rosemar de Souza Edições, com sede à rua Uruguai número 86. Diretora Sônia Maria Anversa, jornalista responsável Izabel Mendes, corpo editorial Hernani Fabeni e Magru Floriano, diagramação e arte final Solange Maria Pereira, impressão Oficinas do jornal Diário Catarinense. Teve uma nova parada na sua circulação por conta de problemas com a administração Morastoni a partir de 2005, já que Carlos e Sônia Bittencourt eram adversários políticos do prefeito Volnei e aliado de seu oponente Jandir Bellini.
Superando as adversidades políticas e de mercado o jornal volta a circular e fazer história em Itajaí, principalmente por seu alto desempenho nas plataformas digitais. Em julho de 2025 a empresa publicadora anunciou que estava chegando à marca de 500 mil seguidores nas redes sociais. A manchete: ‘Quase meio milhão de seguidores! O Jornal dos Bairros conquista as redes sociais’. Os números apresentados: 200 mil seguidores no Instagram@jornaldosbairros; 85 mil no email @jornal_dos_bairros; 195 mil no Facebook@jornaldosbairros. A empresa também é pioneira no jornalismo feito através de televisão digital. Os números do jornal e da TV são ainda maiores se considerar todos os compartilhamentos que os seguidores promovem diariamente.
[Fonte: História da Imprensa em Itajaí – volume I – tomo I – acesso em magru.com.br]