× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Navio Shenzhen

Compartilhar        

O navio BYD Shenzhen atracou no dia 28 de maio de 2025 no terminal da JBS do Porto de Itajaí, numa viagem histórica para Itajaí e para o setor de navegação marítima do Brasil. Ele trouxe para o Brasil uma carga de 7.292 carros elétricos produzidos pela empresa chinesa BYD. É uma viagem histórica também para o próprio navio da BYD, porque ele teve seu batismo de mar no dia 22 de abril, fazendo sua primeira viagem no trajeto direto até o Porto de Itajaí, numa viagem que durou exatamente um mês.

O navio

O BYD Shenzhen atualmente é o maior navio do mundo na categoria ro-ro (roll-on / roll-off) podendo transportar até 9.200 veículos. Tem 219,9 metros de comprimentos e 37,7 metros de largura. Tem doze conveses que correspondem ao tamanho de vinte estádios de futebol. Ro-ro são navios que não usam equipamentos portuários de içamento [guindastes] porque têm rampas próprias, com os carros sendo descarregados utilizando seus próprios sistemas de propulsão. Ele utiliza combustível convencional e gás natural liquefeito. Sua viagem de cruzeiro é de 18,5 nós (34,3 km/h aproximadamente). Ele foi batizado no dia 22 de abril e iniciou sua viagem ao Brasil no dia 27 de abril de 2025, chegando no seu destino no dia 28 de maio de 2025.

O BYD Shenzhen é o quarto navio da frota da montadora de carros elétricos BYD, com bandeira de Hong Kong. Os navios da BYD são: Explores nº 1, Changzhou, Hefei. A frota será complementada com os navios: Changsha e Xi’an.

O Porto de Itajaí

Para receber o navio BYD Shenzhen e proceder à descarga dos 7292 veículos da BYD o Porto de Itajaí e a própria cidade teve de se preparar em termos logísticos. O trânsito foi modificado em áreas próximas ao Terminal JBS e cerca de quinhentas pessoas foram utilizadas em todas as fases da operação de descarga.  130 caminhões-cegonha retiraram os carros do pátio do Terminal JBS em quatro dias. Eles estão levando os carros para os pátios que a empresa Tegma Logística mantém nas cidades de Itajaí e Araquari.

O navio deixou o Porto de Itajaí no dia 31 de maio de 2015.

Compartilhar