× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Sociedade Sebastião Lucas

Compartilhar        
ícone de tags

A Sociedade Cultural e Beneficente Sebastião Lucas foi fundada no dia 22 de maio de 1952 tendo como diretores-fundadores: Osmar Ayroso, João Lucas Pereira, Rodolfo Rafael, Edmundo Silva, Genésio Santos. Sua sede, hoje patrimônio cultural arquitetônico, está localizada à Rua Alfredo Trompowiski, Vila Operária. A entidade foi criada para ofertar espaço de sociabilidades para os afrodescendentes da Região da Grande Itajaí sempre vítimas de discriminação por parte de uma parcela da sociedade mais abastada. Antes da Sebastião Lucas já haviam sido criados os clubes Humaitá e Cruz e Souza, mas que foram extintos. Segundo depoimento de Osmar Camilo Ayroso um grupo de amigos conseguiu junto ao industrial Irineu Bornhausen um terreno à Rua Laguna. Este terreno foi trocado por dois lotes à Rua Alfredo Trompowsky. Com bingos, rifas, festas com prendas … começaram a ser levantados fundos para construir a sede social. Foi a primeira entidade negra de Santa Catarina a promover um baile de debutantes de meninas afrodescendentes, congregando pessoas de diversas regiões do Estado. No ano de 1954 foi reconhecida de utilidade pública estadual, Decreto nº 1.240.

SEBASTIÃO LUCAS PEREIRA

O nome da entidade é uma homenagem a Sebastião Lucas Pereira, dirigente da Sociedade 13 de Maio [1903-1906], SOBI – Sociedade Operária Beneficente de Itajahy [1910], Sociedade Beneficente 15 de Novembro [1921-1931], Humaytá Foot-Ball Club [1923]. Funcionário da Casa Malburg & Cia.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE; D’ÁVILA, Janaína Nailde da Silveira. Sebastião Lucas: território de interação social afrodescendente. IN: Anuário de Itajaí 2004. Itajaí: FGML, 2004. Páginas 82 – 88.

Compartilhar