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Trem em Itajaí

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Trem em estação de Itajaí.A Estrada de Ferro Santa Catarina serviu o Vale do Itajaí no trecho Itajaí-Trombudo Central tendo plano de chegar à fronteira com a Argentina integrando todo o território catarinense no sentido leste-oeste. O trecho Itajaí-Blumenau foi um dos últimos a serem concluídos, apesar de Itajaí abrigar a marca de “Km 0” da ferrovia.

O início

A história concreta da ferrovia inicia com a chegada do navio alemão Klobenz ao Porto de Itajaí, no dia 27 de outubro de 1907, trazendo uma carga de oitocentas toneladas de material ferroviário, incluindo a locomotiva de serviço apelidada de “macuca”. O primeiro trecho da ferrovia, Blumenau-Warnow, foi inaugurado a 03 de maio de 1909. O empreendimento passou por sérios problemas durante a Primeira Guerra (1914-1918) porque havia grande investimento de capital alemão nela.

No ano de 1918 ela passou a integrar a rede nacional sob controle do governo brasileiro. No ano de 1919 foi incorporado o serviço de navegação fluvial entre Itajaí-Blumenau, formando o primeiro intermodal de transporte de Santa Catarina, com produtos sendo levados de trem do interior do Vale do Itajaí até o porto fluvial de Blumenau e dali até o Porto de Itajaí.

Nos anos de 1913 e 1925 foram feitas solenidades conhecidas como “batida da primeira estaca” para início da obra do trecho Itajaí-Blumenau, mas ela só começou a ser realizada de fato no ano de 1926, após o itajaiense Victor Konder assumir como Ministro de Estado de Viação e Obras (1926-1930). Ela parou novamente no ano de 1927, com o trecho concluído até Ilhota. A obra só foi retomada no ano de 1936, mas iniciando os trabalhos a partir de Blumenau.

Conclusão

Os 56 Km da ferrovia demoraram 40 anos para serem concluídos. O trecho Itajaí-Blumenau foi inaugurado pelo presidente João Café Filho no dia 18 de dezembro de 1954. Além do trecho ferroviário ele inaugurou a Estação Presidente Getúlio Vargas, na Fazenda; Estação Engenheiro Vereza, na Itaipava; Estação Ilhota. A estação Vereza tinha como objetivo servir de ponto de início do entroncamento que levaria a ferrovia à região Ribeirão do Ouro, em Brusque. Mas esse projeto nunca foi concluído porque, desde a década de 1940, a rede vinha sofrendo forte concorrência pelo transporte rodoviário, perdendo espaço no mercado de transporte de carga e passageiros por questões pontuais como: equipamento obsoleto, alto custo de manutenção e mão-de-obra especializada.

Fim da operação

Mesmo assim, a 05 de abril de 1953 a empresa Construtora Nilo Maia Ltda. chegou a montar escritório na cidade de Itajaí visando dar início à montagem do trecho de 12 Km do ramal Brusque. Contudo, a decadência da rede foi definitiva e no dia 12 de março de 1971 um trem de passageiros fez a última viagem pelo Vale do Itajaí, com a empresa encerrando suas atividades em definitivo. No ano de 1982 a empresa Barranco Ferro e Aço, de Curitiba, ganhou concorrência e começou a recolher as peças de ferro (trilhos, pontes …) para utilizar como sucata.

Legado

O Município de Itajaí recebeu diversas heranças da Estrada de Ferro Santa Catarina: o terreno da Esplanada, que abrigava o marco zero da estrada e a Estação Presidente Getúlio Vargas, deu lugar à Praça Dalmo Feminela, terminal de ônibus urbano e Teatro Municipal; o leito urbano da ferrovia deu lugar à Avenida Vereador Abraão João Francisco e Rua Indaial; a Estação Engenheiro Vereza deu lugar ao Museu Etno-Arqueológico de Itajaí.

Texto: Magru Floriano
Obra de referência: A ferrovia no Vale do Itajaí. Angelina C.R.Wittmann. Blumenau: Edifurb, 2010.

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