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Via Expressa Portuária

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A Via Expressa Portuária é uma obra viária projetada visando facilitar o acesso das cargas destinadas ao Porto de Itajaí e evitar a circulação de caminhões nas áreas centrais da cidade. A Prefeitura de Itajaí anunciou o projeto no ano de 2004 contando com o programa do Governo Federal intitulado de ‘Agendas Portos’ – um esforço para melhorar as condições de infraestrutura dos portos brasileiros. Na primeira versão o Governo Federal se dispunha a bancar setenta por cento do custo da obra, ficando os trinta por cento restante com o Governo Municipal. Acontece que Itajaí não contava com esse recurso em caixa e a obra ficou parada diante desse impasse financeiro.

Em 2005 o governo Federal incluiu a Via Expressa no Plano Nacional de Viação – criado pelo Decreto nº 5.621 de 16 de dezembro de 2005 e Portaria nº 1.746 do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Mesmo assim a obra seguiu em ritmo lento, parando por completo em 2012, tendo continuidade somente em 2017, com as desapropriações dos imóveis atingidos. Entre 2006 e 2008 apenas quinze por cento dos trabalhos previstos foram executados, tendo interrupções sérias entre 2008 e 2010. No ano de 2010 a Prefeitura firmou convênio para o Batalhão de Engenharia do Exército assumisse parte da obra. Assim, foram concluídos 2,7 quilômetros de estrada. A falta de recursos para as desapropriações impossibilitou o avanço da obra e o Exército deixou a empreitada. A Via Expressa Portuária abrange a Avenida Agostinho Alves Ramos (Cordeiros), seguindo pela Barra do Rio e Imaruí até a Rua Blumenau. Por esse trajeto, todos os caminhões que entram e saem do Porto de Itajaí circulariam exclusivamente por essa via rápida, deixando de trafegar pela Avenida Reinaldo Schmithausen, Avenida Adolfo Konder e Rua Silva / Heitor Liberato.

Texto: Magru Floriano

Fonte: BAGGIO, João Henrique (org.) Itajaí – 20 anos de um case de sucesso. Itajaí: Bittencourt Editora, 2017.

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