Assistência social
Faz muito pouco tempo que os trabalhadores e as classes menos privilegiadas da sociedade itajaiense puderam passar a contar com instituições oficiais do Estado que lhes garantissem algum serviço assistencial. As sociedades beneficentes dos trabalhadores [depois sindicatos] foram pioneiras nessa busca de proteção, principalmente na doença que invalidava para o trabalho e na morte do trabalhador – que deixava famílias inteiras no completo desamparo. Em 1905 o jornal ‘Novidades’ falava do problema da mendicância na cidade, mas esse não era o maior problema social. Os próprios trabalhadores quando adoeciam ou morriam, deixavam seus dependentes no desamparo deixando um grande passivo social.
AÇÃO SOCIAL NA IGREJA CATÓLICA
No dia 22 de junho de 1902 é fundada uma secção da Conferência de São José – obra vinculada à Sociedade de São Vicente de Paula – por católicos da Paróquia do Santissimo Sacramento. Depois, surgiram: Associação das Damas de Caridade, Associação Santa Izabel, Irmandade Nossa Senhora do Bom Parto. Em 1951 a própria Paróquia do Santíssimo Sacramento criou a Ação Social Paroquial.
OUTRAS INSTITUIÇÕES BENEMÉRITAS
Fora da influência direta da Igreja Católica surgiram: Sociedade de Amparo às Famílias, liderada pelo professor João Maria Duarte em 1911; Asilo Dom Bosco – fundado a 17 de março de 1936; Rotary Club de Itajaí – fundado a 20 de abril de 1942; Lions Club Itajaí, fundado a 15 de maio de 1953; Oratórios Festivos de Dom Bosco, depois intitulado Instituto Lar da Juventude Parque Dom Bosco – obra da Congregação Salesiana.- 1961; Câmara Júnior de Itajaí – fundada a 14 de novembro de 1963.
INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
No dia 12 de outubro de 1942 foi aberto o Posto de Puericultura Antonieta Gallotti, vinculado à LBA – Legião Brasileira de Assistência. No ano de 1972 foi criada a COMBEMI – Comissão Municipal do Bem-Estar do Menor de Itajaí. Através da Lei nº 1.523, de 1977, foi criada a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.
FONTE: D’ÁVILA, Edison. Pequena História de Itajaí. 2ed. rev. ampl. Florianópolis: IHGSC, 2018.