10 curiosidades sobre Itajaí
Itajaí tem curiosidades que só os habitantes antigos conhecem?
Sim! Itajaí esconde inúmeras curiosidades que só tem acesso quem realmente conhece a cidade nos seus detalhes. Selecionamos 10 pontos da cidade que são verdadeiras curiosidades:
- Entalhe da Praça Vidal Ramos: Em uma árvore da praça, defronte ao prédio da Receita Federal, tem o entalhe da figura de Tiradentes que alguns teimam em afirmar ser a figura de Jesus Cristo. O entalhe foi feito pelo operário José Bento Soares no final da década de 1960 e vem mudando de formato ao longo dos anos devido ao crescimento da árvore. É um entalhe vivo.
- Escultura na rocha: Na Praia do Molhe tem uma pedra que foi esculpida com o rosto de uma pessoa. A obra de arte só aparece na maré baixa e, muitas vezes, é necessário cavar no seu entorno para tirar a areia depositada na maré alta. Foi esculpida pelo artista Ênio Rodrigues.
- Navio afundado: Entre o Molhe da Barra e a Praia de Cabeçudas tem o navio inglês “Revesbydyke” naufragado no ano de 1965.
- Carmelo Santa Teresa: Cabeçudas abriga um carmelo à Rua Benjamin Constante número 425. Ele fica escondido entre a vegetação da morraria que dá acesso à Praia Brava.
- Cruzes: O Morro da Cruz possui duas cruzes. Uma mais antiga, confeccionada em madeira bruta, e a outra luminosa, feita antes da virada do milênio, no ano de 1999. Diz a lenda que a cruz luminosa foi comprada por um empresário por acreditar que ela iria salvar a cidade de uma maldição que iria cair sobre a cidade na virada do milênio.
- Caverna do Morcego: O costão norte da Praia Brava dá acesso, na maré baixa, à Praia da Caverna do Morcego. No seu final tem um morro com a maior caverna do litoral de Itajaí. Ela chega a ter salas com 15 metros de comprimento.
- Renque de palmeiras: O comandante José Gall construiu uma casa na estrada que vai para Brusque e no acesso plantou um renque de palmeiras. O casarão foi derrubado para dar lugar ao Fórum Trabalhista de Itajaí e a rua José Siqueira, mas o renque ficou intacto.
- Relógio do Sol: Na Praça do Expedicionário existe um relógio do sol feito pelo filósofo uruguaio Félix Peyrallo Carbajal. A praça fica no final da rua Lauro Müller, no Bairro Fazenda, no entroncamento com a Rua Camboriú.
- Pé de galinha: Quem circula pela Rua Hercílio Luz vai ter no seu campo de visão, no espaço entre o Museu Histórico e a Casa da Cultura, um artefato de cimento em forma de tetrápode – quatro pés. O objeto diferenciado foi retirado do molhe da barrbarra do Rio Itajaí – onde servia de quebra-mar – para constituir-se como símbolo da atividade portuária do Município.
- Gruta Nossa Senhora Rosa Mística: Contando também com bica de água mineral, no final da Rua José Menescau do Monte, em Cabeçudas. Itajaí ainda tem a gruta do caminho de Cabeçudas em adoração a Nossa Senhora de Lourdes e, na Cidade Nova, em adoração a Nossa Senhora das Graças.