Clubes esportivos
O Município de Itajaí abrigou em seu território inúmeros clubes formados com objetivos esportivos:
Clube de Caça e Tiro Vasconcelos Drummond – foi fundado a 28 de abril de 1895 com o nome de Schützenverein Itajahy [Sociedade de Atiradores Itajaí]. Seus primeiros diretores foram: Julius Galle, José Berti, João Jacob Heusi Sobrinho, Gabriel Heil. Sua sede foi construída na base do Morro do Rodi [a partir de 1930 Morro da Cruz] na rua que ficou popularmente denominada de ‘rua dos atiradores’ [depois Rua Uruguai]. Devido à legislação de nacionalização o nome do clube teve de se ‘aportuguesar’ passando para Clube de Caça e Tiro Vasconcelos Drummond.
Itajhayense Foot Ball Club – fundado no ano de 1911 por jovens que aprenderam as regras do futebol no internato em Florianópolis. Seu primeiro presidente foi Bráulio Eugênio Müller, tendo como diretores: Edgar Schneider, Dorval Silva, Irineu Bornhausen e Edwin de Mello. Por falta de competidores, a primeira partida realizada em Itajaí foi feita entre o time ‘vermelho’ contra o time ‘azul’ do próprio Itajhayense. O campo improvisado ficava na Avenida Sete de Setembro.
Turnverein Itajahy – sociedade ginástica fundada em 1913 – tendo espírito da manutenção de certas tradições germânicas no desporto.
Sportivo Foot Ball Club Itajahyense – fundado em 1915 na localidade Barra do Rio.
Clube Náutico Marcílio Dias – fundado no dia 19 de março de 1919, visando mais a prática esportiva do remo, mas manteve seções de water-polo, natação, atletismo, tênis, vôlei, basquete.
Clube Náutico Almirante Barroso – fundado a 11 de maio de 1919 como dissidência no Clube Náutico Marcílio Dias na disputa pela escolha da madrinha de uma yole – embarcação da competição de remo. Seu primeiro presidente foi Eugênio Müller Filho, conhecido por Eugeninho. Apesar de também iniciar na prática do remo, logo o clube se viu envolvido com outras modalidades esportivas, notadamente o futebol.
Clube Náutico Cruz e Sousa – fundado a 13 de junho de 1920 para disputar a modalidade de remo com Marcílio Dias e Barroso, tendo formação de atletas negros. Além de buscar a inclusão dos afrodescendentes nas praças esportivas itajaienses o Cruz e Sousa inovou a incluir mulheres em seu quadro diretivo. Ficou ativo até a década de 1930.
Humaitá Futebol Clube – fundado em 1920 também pela comunidade negra de Itajaí. Tinha sede na Rua Uruguai. Ficou ativo até a década de 1940.
Sociedade Cultural e Assistencial Tiradentes – fundada no dia 21 de abril de 1920 congregando principalmente a comunidade que surgiu no entorno das atividades da Fábrica de Papel Itajahy, na Barra do Rio / Bairro São João. Constituindo-se como uma entidade comunitária fazendo de tudo um pouco, de assistência social a dança de salão e práticas esportivas. Foram seus principais idealizadores: Max Stein, Augusto Ramos e Antônio Francisco dos Santos, Max Brueckeimer, José Batschauer, Elói Vicente Meirinho, Henrique Cabral, Bertoldo Cabral, Francisco Quintino, Alfredo Villain, José Maria da Veiga, Antônio Bento da Silva, Paulino Vicente da Costa.
Turnverein Barra do Rio /Itajahy – fundada em 1927 com o mesmo propósito da manutenção de tradições germânicas no desporto.
Lauro Müller Futebol Clube – fundado em 24 de março de 1929 por grupo de trabalhadores que prestavam serviços no Porto de Itajaí. O campo estava localizado na Vila Operária, ao lado da Fábrica Renaux [atual garagem de ônibus]. Foi campeão catarinense de futebol de 1931. No ano de 1949 ele foi incorporado ao C. N. Almirante Barroso.
CIP Futebol Clube –foi fundado a 27 de outubro de 1936 formando quadros a partir dos funcionários da indústria CIP – Companhia Itajhayense de Phósporos. Foi campeão catarinense no ano de 1938. Tinha praça de esporte à Rua Blumenau em terreno do seu principal patrocinador, o empresário Antônio Ramos. Encerrou suas atividades esportivas em 1944.
Grêmio Esportivo Fiuza Lima – fundado no dia 16 de agosto de 1948 em terras do loteamento Fiuza Lima do empresário Juvenal Fiuza Lima. Sua sede fica localizada na localidade Fiuza Lima, nas ruas Fiuza Lima e João Gaya. Ainda hoje, 2024, continua mantendo ativo seu departamento de futebol de campo, participando de campeonatos locais.
Sociedade Recreativa e Cultural da Fazenda – fundada no dia 06 de agosto de 1956 com a finalidade de consolidar um time de futebol já existente com o nome de Fazenda Futebol Clube. Foram seus fundadores: João Célio Mendonça, Antônio Miguel de Souza, Aluízio Mendonça, Gildo Pereira, Heitor Silva, José Alves Gonçalves, Gilberto Werner, Alcebíades Vieira, José Pereira. No ano de 1972 foi inaugurada a primeira sede na Rua Florianópolis com 15 de junho. No ano de 1980 foi construída a segunda sede na Rua Florianópolis. No ano de 1984 foi adquirida grande extensão de terra na Praia Brava para a futura sede campestre.
Iate Clube Cabeçudas – fundado a 08 de fevereiro de 1958 visava reunir associados adeptos de esportes como a vela e pesca. Contudo, ao longo da sua existência poucas foram as competições esportivas realizadas pelo clube, que ficou mais conhecido por ser um espaço de sociabilidades da elite empresarial catarinense, conhecida popularmente por ‘República de Cabeçudas’.
Itamirim Clube de Campo – fundado a 28 de março de 1972 de dissidência da Sociedade Guarani quanto à sede campestre da entidade. Os dois principais esportes praticados no Itamirim são tênis e futebol de campo.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.
FONTE: D’ÁVILA, Edison. Pequena História de Itajaí. 2ed. rev. ampl. Florianópolis: IHGSC, 2018.