× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Gazeta do Litoral [1]

Compartilhar        

Capa da Gazeta do LitoralGazeta do Litoral (1995)

O jornal Gazeta do Litoral iniciou circulação no dia 18 de março de 1995, periodicidade semanal, propriedade da T.V.M. Editora e Artes Gráficas Ltda, com escritório à avenida Sete de Setembro 833 – bairro Fazenda.

Expediente: diretor de redação Cícero Alfredo; diagramação Carlos Renato Pereira; editoração e arte final Franklin Jensen. O jornal nasceu apresentando um viés tendente ao Partido dos Trabalhadores e demais forças políticas aliadas. Colaboradores: Alex Walter Van Souza, Jorge Mello, Deolindo José Pereira, Antônio Carlos Oraci de Mello [Toninho do PT], Miro Santos, Elídia Tridapali, Carlos Renato, Tarcísio Weise, Marta Vizotto. Desenhos e charges de Cícero Alfredo, Miro Souza e Antônio Medeiros.

Na edição de 20 de maio de 1995 o jornal ganha um tom mais profissional na sua linha editorial com Elias Silveira assumindo o posto de jornalista responsável e Marcos Espíndola como editor. Cícero Alfredo continua no cargo de diretor de redação, tendo Marcos V. Pereira como gerente comercial.

Na edição de 08 de julho de 1995 assume como diretor de redação Adriano José Mendes. A última edição conhecida do jornal Gazeta do Litoral carrega o número 66, sendo datada de 15 de junho de 1996.

Lançamento

18 de março de 1995

Encerramento

15 de junho de 1996

Vamos encontrar novamente a marca Gazeta do Litoral no ano de 2008 – propriedade de Igor Chagas e Adilson Pacheco – e, também, no ano de 2010 – propriedade de Sérgio Alves, depois, Adilson Pacheco. Contudo, não encontramos vínculos editoriais e comerciais entre a edição de 1995 e a edição posterior datada de 2008.

Capa da Gazeta do LitoralGazeta do Litoral (2008)

Outro jornal denominado Gazeta do Litoral iniciou circulação no dia 18 de setembro de 2008 em edição de número zero, tendo como objetivo conquistar leitores interessados em informações acerca das atividades portuárias nos três estados do Sul do Brasil, também fazendo cobertura nos setores de turismo e náutica.

Tinha como diretor geral Igor Chagas e diretor de redação Adilson Pacheco. A diagramação ficou sob responsabilidade de Rômulo Mafra. Mantinha correspondentes em São Paulo, Joinville e São Francisco do Sul. Na edição de número cinco Adilson Pacheco aparece no expediente no cargo de diretor geral, tendo Tania Nickel no departamento comercial. Deixa, portanto, a sociedade Igor Chagas. Entre seus colaboradores encontramos: Patrícia de Barcelos, Marta Vizzotto.

Nova fase (2010)

O jornal Gazeta do Litoral experimenta uma nova fase com a edição de número um, datada de 18 de fevereiro de 2010. Sérgio Alves se apresenta como superintendente, tendo Adilson Pacheco como diretor de redação. Sede da redação e administração à rua Hercilio Luz número 241. Entre seus colaboradores encontramos: Carlos Cesar Pereira, Flávio Furtado, Marcos Marcellus Holtz, Kátia Alves, Sérgio Alves. Com a morte prematura de Sérgio Alves, o jornal fica sob o comando de Kátia Alves e Igor Alves, tendo Adilson Pacheco como editor chefe. Mais à frente Adilson retorna a ser o proprietário do jornal.

[Fonte: História da Imprensa em Itajaí – volume I – tomo I – acesso em magru.com.br]

Compartilhar