Herbário Barbosa Rodrigues
O Herbário Barbosa Rodrigues foi fundado no dia 22 de junho de 1942, no Seminário de São Leopoldo – RS, por Raulino Heitz. Quando ele veio exercer o sacerdócio em Itajaí instalou provisoriamente o seu instituto na Casa Paroquial à rua Pedro Ferreira n. 67. Um passo à frente, transformou a entidade em uma Sociedade Científica Civil no ano de 1946, com estatutos registrados a 18 de junho de 1946. No dia 28 de outubro de 1946 passou a responder pelo nome oficial de Herbário Barbosa Rodrigues tendo como diretores três padres de sua própria família: Presidente – Raulino Reitz; Secretario – João Reitz; Tesoureiro – Afonso Reitz.
O prefeito Paulo Bauer doou o terreno para construção da sede própria da entidade – uma quadra de frente para a Avenida Marcos Konder – a 06 de fevereiro de 1950. A construção da sede própria iniciou no dia 10 de maio de 1950 pelo mestre João Martim Back. A obra foi concluída em 1954.
A entidade conta com uma biblioteca especializada que serve de referência para pesquisadores do mundo inteiro; laboratório para secagem e catalogação das plantas; fitoteca – armários especiais para conservação de plantas; xiloteca – local para conservação de exemplares de madeira. Desde 1949 publica a revista científica ‘Sellowia’ de renome internacional. Mantém sob sua direção técnica uma grande extensão de terra de preservação da Mata Atlântica na região de Ilhota conhecida historicamente como Morro do Baú. No ano de 1959 o Herbário contava com a seguinte diretoria: Presidente: Raulino Reitz; Secretário: Norberto Silveira Júnior; Tesoureiro: Paulo Bauer; Diretor administrativo: Raulino Reitz; Conservador: Roberto Miguel Klein.
texto: Magru Floriano
FONTE principal: CUNHA E SILVA, Laércio; FARIA, Roberto de Mello. Anuário de Itajaí para o ano de 1959. Niterói: Hoje, 1959.