Mercado do Peixe
A primeira iniciativa para dotar Itajaí com um mercado de peixe partiu do comerciante Manoel de Souza Cunha que propôs ao Conselho Municipal, em 1894, construir por conta própria, na Rua do Comércio com fundos para o Rio Itajaí, um mercado geral, com banca de peixe e trapiche. O Conselho não autorizou o empreendimento e anos depois foi construído um trapiche com uma pequena cobertura de madeira próximo à ‘Praia do Rio’. Passados os anos, essa cobertura foi derrubada e o espaço deu lugar a um Mercado de Peixe, de alvenaria, inaugurado a 19 de outubro de 1935, fazendo par com o Mercado Público. O governo Júlio César acabou derrubando essa edificação e transferindo toda a área para um grande empreendimento particular no setor pesqueiro (Internacional, Comard). Com a falência da empresa de pesca o terreno ficou com a União que repassou para a Marinha de Guerra do Brasil, construindo no local a sede da nova Capitania dos Portos. Por outro lado, quando a rodoviária foi transferida para a Rua Alberto Werner, na década de 1970, o prédio acabou servindo para diversas atividades comerciais, incluindo a venda de pescados, sendo denominado de Centro de Abastecimento Prefeito Paulo Bauer. O lado esquerdo deste empreendimento, próximo ao rio, ficou conhecido dos itajaienses como ‘Mercado de Peixe’ ou ‘Banca de Peixe’.
Maior do Estado
O Centro de Abastecimento, segundo dados fornecidos pela Prefeitura de Itajaí, chega a comercializar 800 toneladas de pescado por ano, constituindo-se como o maior centro público de comercialização de pescado do Estado de Santa Catarina (2026). O Mercado de Peixe, a parte do Centro de Abastecimento especializada na comercialização de pescado, lado leste, é constituído por 27 box.
TEXTO: Magru Floriano
FONTE: Diário do Litoral – Itajaí 166 anos. Junho de 2026.