× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Palácio Marcos Konder

Compartilhar        
ícone de tags

O Palacete Municipal foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1925 abrigando os três poderes constituídos da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. A pedra fundamental da obra foi colocada no dia 12 de outubro de 1920, seguindo projeto do arquiteto Jacob Goettmann no estilo eclético. Ao longo da história foi chamado de Palacete Municipal, Palácio das Municipalidades, Palácio da Superintendência. Prédio da Prefeitura. Prédio da Câmara, Museu Histórico. Através da Lei nº 451, de 15 de agosto de 1962, passou a se chamar Palácio Prefeito Marcos Konder. Está localizado na confluência da Rua Hercílio Luz com Avenida Marcos Konder.

PATRIMÔNIO PRESERVADO

O Palácio compõe o mais tradicional conjunto arquitetônico tombado pelo patrimônio histórico junto com a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e a Casa da Cultura Dide Brandão [prédio antigo do Grupo Escolar Victor Meirelles]. Sofreu diversas intervenções de restauro ao longo de sua existência, notadamente nos anos de 1988, 2000 e 2014/16. O Patrimônio Histórico e Arquitetônico foi tombado através do Decreto Municipal nº 5.758, datado de 17 de dezembro de 1998. O governo do Estado promove o tombamento do imóvel através do Decreto nº 3.460, datado de 23 de novembro de 2001.

TRÊS PODERES

Sua planta apresenta uma assimetria que chama a atenção dos estudiosos em arquitetura. Acontece que o prédio só possui três torres, no lugar de quatro. Isso causou diversos problemas técnicos, principalmente quanto à forma final do telhado, colocação de rufos e calhas. Visava expressar, através das torres, a ideia de que ali estavam abrigados os três poderes da República. Uma torre simbolizando cada poder. O Poder Judiciário transferiu o Fórum da Comarca de Itajaí no ano de 1950, inaugurando sua nova sede na Avenida Joca Brandão. O Poder Executivo transferiu a Prefeitura no ano de 1972, inaugurando sua nova sede na Avenida Coronel Eugênio Müller. O Poder Legislativo transferiu sua sede para prédio alugado na Rua Tijucas no ano de 1999.

NOVAS FUNÇÕES

Desocupado, o prédio passou a servir de sede para diversos órgãos e, até mesmo, de eventos culturais esporádicos. No período de 1974 a 1981 foi sede do Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização, Balcão de Emprego, Posto Cultural; entre os anos de 1977 e 1981 abrigou a Escolinha de Artes de Itajaí;  a partir de 05 de janeiro de 1982 passou a abrigar a sede da Fundação Genésio Miranda Lins e o Museu Histórico de Itajaí; no ano de 1985 passou a abrigar também o recém-criado Arquivo Histórico de Itajaí. Após passar por restauro, a 23 de maio de 2000, tem suas instalações reinauguradas com o Museu Histórico ocupando os três pisos do edifício. O Palácio Marcos Konder passa a ser sede exclusiva do Museu Histórico de Itajaí.  O Museu ganhou recentemente [2016] um anexo na parte de trás, com frente para a Rua Gil Stein Ferreira e a Praça Arno Bauer. Ali está guardado o acervo de artes plásticas da Fundação, localizados os escritórios da burocracia administrativa e laboratórios técnicos de restauro e conservação do acervo.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE:

1 – IGNÁCIO, Carlos Eduardo; ARDIGO, Julibio David; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. Museu Histórico de Itajaí: lugar de educação e memória. Monografia. Disponível em: https://www.facebook.com/groups/itajaideantigamente. acesso em: 05 de julho de 2024.

2 – VIEIRA FILHO, Dalmo. Palácio Marcos Konder. IN: Itajaí imagens & memória. DEÓLLA, Lindinalva. 2.ed.rev.Itajaí: Amaral Editor; Blumenau: Nova Letra, 2016. Pag. 130-1.

Compartilhar