× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Clubes Sociais

Compartilhar        
ícone de tags

Itajaí abrigou em seu território um número expressivo de clubes que buscavam o desenvolvimento de sociabilidades, notadamente na realização de eventos festivos e grandes bailes. Os clubes sociais tendo como tônica a prática da dança de salão foram formados a partir de uma necessidade da própria sociedade itajaiense, uma vez que antes dessas entidades se formarem e conseguirem construir sedes próprias, todas as atividades sociais eram desenvolvidas em salas dos hotéis da cidade, como é o caso da ‘Sociedade Germânia’, nossa primeira entidade com fins do aprimoramento das sociabilidades.

 

Sociedade Germânia – fundado no ano de 1876 com o objetivo da manutenção das tradições culturais da colônia alemão radicada na região. Ela, naturalmente, agregou à sua estrutura a GesangvereinSociedade de Canto. Com certeza ela ficou operosa para além do ano de 1901. Neste ano sua diretoria era composta por: Guilherme Asseburg [presidente]; diretores: Nicolau Malburg Filho, Harry Hundt, Guilherme Müller.

Clube de Caça e Tiro Vasconcelos Drummond – foi fundado a 28 de abril de 1895 com o nome de Schützenverein Itajahy [Sociedade de Atiradores Itajaí]. Seus primeiros diretores foram: Julius Galle, José Berti, João Jacob Heusi Sobrinho, Gabriel Heil. Sua sede foi construída na base do Morro do Rodi [a partir de 1930 Morro da Cruz] na rua que ficou popularmente denominada de ‘rua dos atiradores’ [depois Rua Uruguai]. Devido à legislação de nacionalização o nome do clube teve de se ‘aportuguesar’ passando para Clube de Caça e Tiro Vasconcelos Drummond. Destacou-se durante muito tempo como um clube de prática de Tiro mas, devido às restrições impostas por conta das duas Grandes Guerras o clube passou a se destacar mais por seus eventos sociais.

Sociedade Estrela do Oriente – fundada a 07 de março de 1897 tendo como destaques em seu quadro diretivo pessoas ligadas diretamente ao movimento maçon em Itajaí. Sua sede ficava na Rua da Vitória [atual Rua Felipe Schmitt] por isso a Praça do Correio por muito tempo tinha o nome popular de Praça Estrela. Entre seus diretores destacamos: Samuel Heusi, Mário Pereira Liberato, Arno Konder, Alcebíades Otaviano Seára, Antônio da Silva Lisboa, Dorval Paulino de Campos, Antônio Lourenço Pinto, Agislao Otaviano Seára. Sua sede social foi inaugurada no dia 18 de fevereiro de 1901. A Estrela d’Oriente se rivalizava no carnaval de rua de Itajaí com a Sociedade Guarani. Seus carnavalescos mais destacados eram: Edmundo de Souza Cunha, Francisco de Paula Seára, Joaquim Falco Uriarte, João Guedes da Fonseca. Foi extinta nos anos de 1930.

Sociedade Guarani – Fundada a 23 de março de 1897 com o nome de Sociedade Carnavalesca Guarani tendo como motivação o embate cultural com os associados da Sociedade Estrela. Entre seus fundadores encontramos: Manoel Marques Brandão e seus filhos Félix, Apolinário e João Marques Brandão [Joca], Eduardo Dias de Miranda, Henrique da Silva Fontes, Marcos Konder, Edmundo d eSouza Cunha, Pedro Bauer, Geraldo Pereira Gonçalves, Donato Gonçalves da Luz, Pedro Bauer, Manoel Antônio Fontes. A primeira sede foi construída por volta de 1901, ficava na esquina da Rua da República [atual rua José Bonifácio Malburg] com a Rua De Trás [atual XV de Novembro e Manoel Vieira Garçon]. A sede nova na Rua Hercílio Luz com Sete de Setembro foi construída a partir de 1953.

Clube Náutico Almirante Barroso – fundado a 11 de maio de 1919 como dissidência no Clube Náutico Marcílio Dias na disputa pela escolha da madrinha de uma yole – embarcação da competição de remo. Seu primeiro presidente foi Eugênio Müller Filho, conhecido por Eugeninho. Apesar de também iniciar na prática do remo, logo o clube se viu envolvido com outras modalidades esportivas, notadamente o futebol. Na gestão do empresário Cidio Sandri construiu uma grande sede social, passando a promover grandes eventos sociais, notadamente bailes de carnaval, formaturas e tardes dançantes.

Sociedade Cultural e Assistencial Tiradentes – fundada no dia 21 de abril de 1920 congregando principalmente a comunidade que surgiu no entorno das atividades da Fábrica de Papel Itajahy, na Barra do Rio / Bairro São João. Constituindo-se como uma entidade comunitária fazendo de tudo um pouco, de assistência social a dança de salão e práticas esportivas. Foram seus principais idealizadores: Max Stein, Augusto Ramos e Antônio Francisco dos Santos, Max Brueckeimer, José Batschauer, Elói Vicente Meirinho, Henrique Cabral, Bertoldo Cabral, Francisco Quintino, Alfredo Villain, José Maria da Veiga, Antônio Bento da Silva, Paulino Vicente da Costa. Tem destaque até os dias de hoje por seus bailes da Terceira Idade, bem como eventos comunitários em geral.

Bloco dos XX – foi fundado em 1929 mantendo-se em pleno funcionamento até 1950. Sua sede ficava na Rua do Comércio [atual Pedro Ferreira]. Utilizou por muito tempo a primeira sede do Clube Náutico Almirante Barroso. Era o clube mais sofisticado da cidade, reunindo os jovens ricos da cidade.

Sociedade Recreativa e Cultural da Vila – foi fundada a 19 de janeiro de 1938 com o nome de Sociedade Carnavalesca Bloco Foliões da Vila. Antes de ser sede própria promovia bailes na sede o antigo cinema que existia na Vila Operária. Esta sde foi completamente destruída em incêndio no ano de 1961. Foi construída uma nova sede e o nome da instituição mudado para Sociedade Recreativa e Cultural da Vila. O principal líder na fundação da entidade foi David Russi.

Sociedade Grêmio XXI de Julho – fundado a 23 de dezembro de 1947 tendo como espólio o CIP Foot Boll Club que encerrou suas atividades no ano de 1944. O primeiro nome da instituição era Clube do Ramos, porque suas atividades eram desenvolvidas em área das empresas do abastado comerciante Antônio da Silva Ramos. Ali, na Rua Blumenau, existia a CIP – Companhia Itajhayense de Phósporos, galpões e casa comercial. Seu primeiro presidente foi o maestro Calixto Pedrini Júnior, tendo como diretores: Tolentino Nicolau da Silva, André de Luca, Oscar Rodrigues, Júlio Vargas, Ant^`onio Teixeira, José Cruz, José Tolentino da Silva, Júlio Vargas. Tempos depois construiu sua sede própria um pouco mais adiante na confluência das ruas Blumenau e Terrestre.  Bem recentemente construiu uma nova sede na Rua Blumenau – defronte à empresa de pescados Kowalsky, depois Braskarne.

Grêmio Esportivo Fiuza Lima – fundado no dia 16 de agosto de 1948 em terras do loteamento Fiuza Lima do empresário Juvenal Fiuza Lima. Sua sede fica localizada na localidade Fiuza Lima, nas ruas Fiuza Lima e João Gaya. Ainda hoje, 2024, continua mantendo ativo seu departamento de futebol de campo, participando de campeonatos locais.

Sociedade Cultural e Beneficente Sebastião Lucas – fundada a 22 de maio de 1952 buscando espaço e viabilidade sociais para os afrodescendentes. Instituição herdeira da causa antes encetada por instituições como: Clube Náutico Cruz e Souza, Humaitá Futebol Clube, Clube 23 de janeiro.

Sociedade Recreativa e Cultural da Fazenda – fundada no dia 06 de agosto de 1956 com a finalidade de consolidar um time de futebol já existente com o nome de Fazenda Futebol Clube. Foram seus fundadores: João Célio Mendonça, Antônio Miguel de Souza, Aluízio Mendonça, Gildo Pereira, Heitor Silva, José Alves Gonçalves, Gilberto Werner, Alcebíades Vieira, José Pereira. No ano de 1972 foi inaugurada a primeira sede na Rua Florianópolis com 15 de junho. No ano de 1980 foi construída a segunda sede na Rua Florianópolis. No ano de 1984 foi adquirida grande extensão de terra na Praia Brava para a futura sede campestre. Atualmente promove inúmeros eventos neste local, inclusive a tradicional ‘Gororoba do JC’.

Iate Clube Cabeçudas – fundado a 08 de fevereiro de 1958 visava reunir associados adeptos de esportes como a vela e pesca. Contudo, ao longo da sua existência poucas foram as competições esportivas realizadas pelo clube, que ficou mais conhecido por ser um espaço de sociabilidades da elite empresarial catarinense, conhecida popularmente por ‘República de Cabeçudas’.  Em atividade até os dias atuais, tem mais atuante o seu restaurante.

Itamirim Clube de Campo – fundado a 28 de março de 1972 de dissidência da Sociedade Guarani quanto à sede campestre da entidade. Os dois principais esportes praticados no Itamirim são tênis e futebol de campo. Tem diversos espaços próprios para eventos sociais.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE: D’ÁVILA, Edison. Pequena História de Itajaí. 2ed. rev. ampl. Florianópolis: IHGSC, 2018.

Compartilhar