Rodoviárias de Itajaí
No início do transporte coletivo intermunicipal as principais linhas eram realizadas no sentido Sul – em direção à Florianópolis; no sentido Norte – em direção aos municípios do Vale do Itajaí, principalmente Blumenau. A primeira rodoviária foi improvisada em plena Rua Lauro Müller. Os ônibus ficavam estacionados defronte das agências que vendiam passagens e tinham balcão de recolhimento de carga em pequenos volumes.
PRIMEIRA RODOVIÁRIA
O primeiro prédio feito exclusivamente para abrigar a Rodoviária de Itajaí ficava localizado na Praça Busso Asseburg ao lado do Mercado Público. A pedra fundamental foi lançada pelo governador Irineu Bornhausen a 26 de abril de 1953. O prédio foi inaugurado por Irineu a 09 de janeiro de 1955, ficando em pleno funcionamento até 1975. Ficou abandonado por um tempo e, depois, passou por uma grande reforma para abrigar o Centro de Abastecimento Prefeito Paulo Bauer, inaugurado no dia dia 29 de outubro de 1980. O local abriga também o Mercado de Peixe ou ‘Banca de Peixe’ como é popularmente mais conhecido.
SEGUNDA RODOVIÁRIA
No dia 20 de dezembro de 1975 o prefeito Frederico Olíndio de Souza inaugurou a nova Estação Rodoviária de Itajaí entre as ruas Alberto Werner e José Eugênio Müller, no Bairro São João.
TERCEIRA RODOVIÁRIA
No dia 10 de dezembro de 2001 foi inaugurado o TERRI – Terminal Rodoviário Internacional de Itajaí. Fica na localidade de Cidade Nova, às margens da Avenida Governador Adolpho Konder, com acesso direto à BR-101.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.
FONTE: FLORIANO, Magru. Calendário histórico de Itajaí. edição digital.