× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Casa da Cultura

Compartilhar        

A Casa da Cultura é resultado direto das ações culturais empreendidas pelos festivais de inverno, promovidos por mais de uma década em Itajaí tendo a liderança do folclorista Antônio Augusto Nóbrega Fontes. A entidade nasceu com o nome de Casa da Cultura de Itajaí no ano de 1982, mudando, posteriormente, para Casa da Cultura Dide Brandão.

A primeira diretora da entidade foi a professora e coralista Sônia Moreira Teixeira. No ano de 1983 o Governo Schmitt estabeleceu administração tripartite, com um diretor administrativo indicado pela Prefeitura e os artistas elegendo pelo voto direto o diretor artístico e o diretor cultural. Nessa primeira eleição foram eleitos: Magru Floriano e Ceili de Borba Furtado. A prefeitura indicou o administrador Nilton Abrahão de Souza. Também foram diretores da Casa da Cultura de Itajaí / Casa da Cultura Dide Brandão: Gerd Klotz, José João Silvestre de Souza, Antônio Carlos Cunha (Toni Cunha).

PRÉDIO HISTÓRICO

O prédio que abriga a Casa da Cultura Dide Brandão é considerado patrimônio histórico de Itajaí e Santa Catarina por ter sido construído para ser sede do Grupo Escolar Victor Meirelles. Ele é tombado como patrimônio histórico edificado do Município de Itajaí pela Lei nº 5.757 de 17 de dezembro de 1998 e, em nível estadual pelas leis 142/1994 e 3.460/2001. O prédio está localizado na Rua Hercílio Luz, compondo o conjunto arquitetônico e histórico com o Palácio Marcos Konder, sede do Museu Histórico, Herbário Rodrigues Barbosa e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Foi construído pelo mestre João Selva tendo como modelo escolas paulistas. O Grupo Escolar Victor Meirelles deixou o prédio em 1981, passando a ocupar novo prédio construído nos fundos, abrindo espaço para a montagem da Casa da Cultura.

CRONOLOGIA

1997 – Inauguração da Sala de Leitura Bento Nascimento

1998 – Abertura da Sala Petrobras de Áudio e Vídeo

1998 – Abertura da Galeria de Arte Petrobras

1998 – Revitalização, pintura, cobertura, calhas do prédio histórico

2018 – Lei nº 6973/2018 – nomeia a galeria l de Galeria de Artes Mauro Caelum.

1989 – Lei nº 2499/89 denomina Dide Brandão a Casa da Cultura de Itajaí.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

Compartilhar