× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Navios gigantes

Compartilhar        

No começo foram as canoas e pequenas bateiras, depois vieram as embarcações a vela dos comerciantes e pescadores. Mais pra frente apareceram os primeiros navios movidos à carvão, etc. Até a década de 1960 os navios tinham um tamanho máximo de 170 metros de comprimento. Contudo essa história mudou rapidamente nos últimos anos, com os terminais portuários do Rio Itajaí recebendo navios cada vez maiores, gigantes dos mares com até 356 metros de comprimento.  Por volta do ano de 2012 a mudança começou a se fazer sentir de forma que obrigou a empresa que oferta o serviço de praticagem em Itajaí a enviar para estudos de atualização na Holanda sete ‘práticos’. No dia 01 de junho de 2020 o MV Ever Laurel, com mais de 300 metros, fez o teste final da nova bacia de evolução. Saiu do Porto de Itajaí de ré e fez a volta na bacia defronte ao Saco da Fazenda, saindo normalmente na barra do Rio Itajaí.

Os primeiros gigantes

Os primeiros navios gigantes que aportaram em Itajaí, conhecidos como Post-Panamax, foram:

1 – MSC Kristal – atracou em 12 de agosto de 2008. Ele atracou no terminal Portonave. Tinha 40 metros de boca e 277 metros de comprimento.

2 – MSC Luiza – atracou no terminal Portonave a 03 de outubro de 2012.

3 – MSC Maurren – atracou a 13 de novembro de 2012 no terminal Portonave e, depois, atracou no APM Terminals.

4 – APL Paris – atracou no dia 16 de junho de 2020 no Portonave. Tinha 347 metros de comprimento e 45 metros de boca. Capacidade para carregar até onze mil containers de vinte pés, ou 130 mil toneladas de porte bruto.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE: DIARINHO. Estudos de empresa holandesa apontam que complexo portuário do rio Itajaí-açu tem capacidade pra receber cargueiros gigantes. Edição de 03 de dezembro de 2012. Economia. Página 10.

Compartilhar