Estádio Doutor Hercílio Luz
O Clube Náutico Marcílio Dias foi fundado no dia 17 de março de 1919 tendo como principal atividade a prática esportiva do remo. Já no mês de maio ele anexou o Itajahyense Foot-Ball Club – fundado em 1911 por ex-alunos do Ginásio Santa Catarina [atual Colégio Catarinense] precursores da prática do futebol em Florianópolis e Santa Catarina. O primeiro campo de futebol do Marcílio ficava na esquina da Avenida Joca Brandão com Rua XV de Novembro, passando para o terreno na Avenida Sete de Setembro no ano de 1919. No ano de 1920 foram plantados 44 eucaliptos para drenar o terreno que era um verdadeiro brejo e por conta disso, por muito tempo, o campo do Marcílio ficou conhecido como o ‘Campo dos Eucaliptos’. No dia 29 de julho de 1921 os deputados Abelardo Luz e Carlos Moreira de Abreu [representante de Itajaí na Assembleia Legislativa] apresentaram Projeto de Lei passando o terreno em definitivo para o Marcílio. O projeto foi aprovado pela Assembleia se transformando na Lei nº 1.352/1921, sancionada pelo governador em exercício Hercílio Pedro da Luz no dia 10 de setembro de 1921. Por ter assinado a lei que deu posse definitiva do terreno ao Marcílio todo o complexo recebeu o nome de Praça de Desportos Doutor Hercílio Luz, com inauguração festiva realizada no dia 02 de outubro de 1921. Na década de 1940 o terreno foi murado, o campo remodelado e construído o portal da entrada principal. Mesmo assim o Marcílio deixou seu departamento de futebol inativo entre 1946 e 1949, quando melhorou novamente o campo e voltou à ativa. No ano de 1956 o arquiteto Moaldo Bornhausen de Faria apresentou o projeto de construção da arquibancada coberta. A obra foi bancada com o dinheiro da venda do terreno que o Marcílio possuía no outro lado da Avenida Vasconcelos Drummond [atual Marcos Konder] onde estavam abrigadas as quadras de tênis [atual Rua Marcílio Dias]. O alambrado do Estádio Doutor Hercílio Luz foi construído em 1960 e a obra da arquibancada continuou acelerada exigindo, contudo, o sacrifício das árvores que foram plantadas anteriormente. A arquibancada foi inaugurada com o nome do primeiro presidente do clube – Mascarenhas Passos. A construção das quatro torres de iluminação e todo o sistema elétrico foi concluído em 1964. O jogo de inauguração foi contra o Coritiba a 17 de junho de 1964. O estádio foi reformado em 1972 para receber várias atividades dos JASC – Jogos Abertos de Santa Catarina. No ano de 1979 começou a construção da arquibancada descoberta, conhecida popularmente como ‘esquenta galho’. A primeira estaca foi batida no dia 01 de julho de 1979, teve paralisação em 1980 e conclusão no ano de 1981.
Em 1990 o Estádio Doutor Hercílio Luz foi novamente ampliado, com mais uma ala da arquibancada descoberta, conhecida popularmente como ‘curva’. O projeto foi viabilizado com a construção do Centro Comercial Marcílio Dias e a cessão de parte do terreno para a empresa Cassol às margens da Avenida Sete de Setembro. A nova arquibancada recebeu o nome de três marcilistas históricos: Osny Germano Boemer, Nestor Werner [Currú] e Manoel Santana [Maneca]. No ano de 2024 o jornal Diário do Litoral apresentou um projeto que há muito vem sendo estudado pelas diretorias do clube, de remodelação completa do Estádio Doutor Hercílio Luz, contemplando uma arena com arquibancada coberta e torres edificadas para exploração comercial.
DENOMINAÇÕES DO ESTÁDIO DO CLUBE NÁUTICO MARCÍLIO DIAS: Gigantão das avenidas, Estádio Doutor Hercílio Luz, Praça de Desportos Doutor Hercílio Luz, Estádio do Marcílio, Estádio Hercílio Luz, Campo do marinheiro.
TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.
FONTE: ALÉCIO, Fernando. Centenário do Estádio Dr. Hercílio Luz – 1921 – 2021. IN: Anuário de Itajaí 2021. Itajaí: FGML, 2021. Páginas 102 – 111.