× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Arquivos Históricos

Compartilhar        
ícone de tags

ARQUIVOS DE MEMÓRIA

O Município de Itajaí possui diversas instituições responsáveis pela guarda da memória oficial e do povo itajaiense. São elas: Arquivo Público de Itajaí – Centro de Documentação e Memória Histórica, Arquivo Intermediário da Secretaria Municipal da Administração, Arquivo Vereador Luiz Gonzaga Agostinho – Câmara Municipal de Vereadores de Itajaí, Arquivo da Superintendência do Porto de Itajaí.

ARQUIVO HISTÓRICO

O CDMHICentro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí – começou a funcionar no ano de 1985 com a denominação simplificada de Arquivo Histórico de Itajaí, ocupando duas salas no Palácio Marcos Konder, anexo ao Museu Histórico. No dia 15 de dezembro de 1998 mudou-se para a Casa Konder à Rua Lauro Müller nº 83. No dia 18 de maio de 2001 foi transferido para a Casa Lins, na Rua Lauro Müller nº 335. São utilizados diversos nomes para designar a instituição: Arquivo Histórico de Itajaí, Arquivo Público de Itajaí, Centro de Documentação e Memória Histórica de Itajaí, Centro de Documentação e Memória Histórica Genésio Miranda Lins, CDMH, CDMHI.  O seu acervo contém: documentos, fotografias, mapas, plantas e projetos arquitetônicos, hemeroteca, biblioteca de apoio, gravuras, cartões, documentos pessoais de personalidades históricas, trabalhos acadêmicos relacionados à história de Itajaí.

ARQUIVO INTERMEDIÁRIO

O Município de Itajaí é pioneiro em Santa Catarina na legislação que trata especificamente da gestão de documentos da administração pública direta. A Lei Municipal 3.343, de 27 de novembro de 1998, prevê, conforme legislação federal pertinente, a obrigação dos órgãos públicos em preservar suas respectivas documentações. Ato contínuo, foi criado a 24 de outubro de 2002 o Arquivo Intermediário da Secretaria Municipal da Administração. Atualmente ocupa espaço próprio à Rua José Pereira Liberato nº 1899 – Bairro São João – fundos da Secretaria de Obras e Serviços Municipais. Nos seus mais de 300 metros quadrados estão guardadas doze mil caixas de documentos da municipalidade.

ARQUIVO DA CÂMARA

O Arquivo Vereador Luiz Gonzaga Agostinho mantém sob sua guarda todos os documentos produzidos no âmbito do Poder Legislativo de Itajaí. Ganhou aprimoramento técnico a 13 de maio de 2004. Seu nome presta homenagem ao vereador e presidente da Câmara Luiz Agostinho após seu falecimento prematuro. Seu mais destacado funcionário foi Ailson Chaves, falecido em junho de 2024.

ARQUIVO DO PORTO

O Arquivo da Superintendência do Porto de Itajaí foi montado na década de 1980. Todo o seu acervo transitou por diversos espaços, inclusive em Florianópolis. No ano de 2002 foi criada a Comissão de Avaliação de Documentos e estabelecido um espaço adequado em anexo ao prédio da Superintendência na Praça Gonzaga. Trabalhou na organização do Arquivo do Porto a historiadora Hilena do Amaral Pereira Russo.

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE: ESTORK, Vera Lúcia de N. P. Arquivos: História e gestão documental. IN: Anuário de Itajaí 2012. Itajaí: FGML, 2012. Páginas 48 – 56.

Compartilhar