15 de abril
Índice
Século XIX
1835
- A Lei nº 09 (ou 99) cria uma cadeira de primeiras letras, primeira escola pública de Itajaí, na Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí. A 15 de setembro de 1835 foi publicado edital para seleção do professor responsável pelo ensino de ler, escrever, as quatro operações aritméticas, gramática portuguesa, ortografia e doutrina cristã. O professor percebia 180 mil réis anuais ou Cr$15,00 mensais. O primeiro professor foi Francisco José das Neves que começa a lecionar no ano de 1837. Foi substituído logo em seguida por Antônio Joaquim Ferreira. A escola primária era conhecida como “escola de desemburrar”.
1885
- Fundado, em Desterro, o Clube Republicano, com implicações na política de Itajaí.
1899
- O jornal “Progresso” anuncia que Olympio Aniceto da Cunha assume interinamente a superintendência municipal. Pedro Ferreira e Silva segue para Rio de Janeiro para participar do Congresso Nacional.
Século XX
1900 – 1949
1906
- Posse da diretoria e inauguração da biblioteca da Sociedade Guarany.
1914
- O professor Henrique Midom assina nota no jornal O Pharol de 24 de abril de 1914, repassando autorização do inspetor geral do ensino de Santa Catarina – Orestes Guimarães, para que os alunos do Grupo Escolar Victor Meirelles frequentem as aulas descalços “guardando entretanto o conveniente asseio e hygiene das vestes e partes do corpo”.
1917
- O jornal Novidades dedica sua edição quase que exclusivamente ao rompimento de relações entre Brasil e Alemanha devido torpedeamento do vapor Paraná. A 12 de abril o superintendente Marcos Konder envia mensagem ao governador Felipe Schmidt garantindo que está tudo em ordem em Itajaí. No dia 11 o diretor do Tiro 301 recebeu mensagem do general comandante da região exigindo que os atiradores “deverão se abster d equalquer manifestação … sobre os factos que se vêm desenrolando na política internacional.” Enquanto que a estação telegráfica de Itajaí recebe ordem de não enviar mensagem telegráfica na língua alemã.
- Celebra sua primeira missa em Itajaí o padre Thomaz Fontes.
1935
- Comemoração da criação da primeira escola do Município de Itajaí. Homenagem à professora Julia de Souza Miranda, decana das professoras públicas de Itajaí e filha da primeira professora pública – Maria Leopoldina da Floria Miranda.
- Comemoração do centenário da Lei nº 99 que criou a primeira escola pública de Itajahy sendo uma das primeiras professoras públicas de Itajaí Maria Leopoldina da Glória Miranda, mãe da professora Julia de Souza Miranda.
1939
- A lancha a motor “Otília” afunda no Porto de Itajaí. A lancha é de propriedade da Cia Hering e faz o serviço de transporte de mercadoria entre Blumenau e Itajaí pela Hidrovia do Rio Itajaí. Toda a carga foi perdida.
1950 – 1969
1951
- Assume como deputado estadual José Bahia S Bittencourt – médico residente em Itajaí.
1955
- Eleita e empossada nova diretoria do Centro Catarinense que abriga os catarinenses que residem na capital federal. Entre os diretores estão os itajaienses: Líbero Oswaldo de Miranda (presidente), Max Tavares d´Amaral, Laércio Cunha e Silva, Gil Theodoro de Miranda, Josué Cláudio de Souza, Adolfo Konder.
- Falece aos 83 anos Rita de Cassia Pereira.
1959
- Relatório aos acionistas apresentado pela Comercial Willerding S.A conta com as seguintes assinaturas de dirigentes: Ewaldo Willerding, Urbano Vieira, Julio Willerding Júnior. Conselheiros: Eduardo Solon Canziani, Luiz Razzini e Raul Heusi da Silva.
1967
- Fundação do Samoara Tênis Clube. Presidente: Adolfo José Pfeilsticker. Dirigentes: Jorge d´Ivanenko, Fernando Praum, Gilberto Heusi, Hermínio Renato Pereira, Joram Rodi.
1970 – 1979
1972
- Inauguração da primeira sede do Fazenda Futebol Clube pelo prefeito Frederico Olíndio de Souza e a professora Neoflides Vieira Wendhausen.
1970 – 1979
1982
- Lei Ordinária nº 1949/1982 denomina de Rua Valdir Severino.
1983
- Manifestantes encapuzados promoveram ato de protesto na Rua Hercílio Luz, defronte à sede da ACII, para protestar contra o projeto de criação de um entreposto de carvão em Navegantes.
- Primeira reunião oficial da diretoria da Associação dos Empresários na Construção Civil de Itajaí na sede da ACII.
1990 – 1999
1996
- Eleição da diretoria da AFAPI – Associação dos Funcionários da Fábrica de Papel Itajaí. Presidente: Manoel dos Santos. Diretores: Saul Silva, Adélia Galm, Nilton Marcos, Marcos Luiz Alves, Celso Ehrhart, Everton da Veiga, Moacyr Gonçalves, José Carlos Bunde, Edson José Quintino, Robi Ewerton do Nascimento.
Século XXI
2000 – 2009
Nenhuma data registrada até o momento.
2010 – 2019
Nenhuma data registrada até o momento.
2020 – 2029
Nenhuma data registrada até o momento.