× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Saúde Pública – calendário histórico

Compartilhar        
ícone de tags

21 de novembro de 1966 – O Decreto Presidencial nº 72 unifica os IAPs – Institutos de Aposentadoria e Pensões, formando o INPS Instituto Nacional de Previdência Social. Em Itajaí começa o processo de unificação que se concretiza no final do ano de 1967. Os trabalhos foram coordenados por Eroni Joaquim Alves, chefe na nova agência de Itajaí e Fernando José Muller Pereira, secretário. A sede do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Trabalhadores de Transportes e Cargas – IAPETC se torna a nova Agência do INPS.

28 de setembro de 1968 – Instalação da 7ª Clínica da BEMFAM – Sociedade do Bem Estar Familiar do Brasil, nas dependências do Círculo Operário de Itajaí, no Bairro São João.

11 de janeiro de 1969 – Inauguração do Centro de Radiologia Dr. Antônio Muniz de Aragão no HMMKB – Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

01 de março de 1969 – Inauguração do Hospital Menino Jesus, primeiro hospital infantil da região. Em 2002 a UNIVALI passa a ser a mantenedora e a instituição é rebatizada de Hospital Pequeno Anjo.

12 de outubro de 1969 – Fundação da APAEAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

1971 – A CASI – Comunidade Sindical de Itajaí – firma convênio com o Instituto Nacional de Previdência Social para assistência à saúde dos sindicalizados, por meio do ambulatório do sindicato.

25 de junho de 1971 – Criada a CEME – Central de Medicamentos – destinada a promover o fornecimento, por preços acessíveis, de medicamentos para a população sem condições econômicas de adquiri-los no mercado.

Outubro de 1971 – Inauguração do Pronto-Socorro 24hs do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Ganhou uma ambulância para atender os chamados externos, cedida pela Prefeitura Municipal. Neste ano o Hospital recebeu importantes reformas e ampliações passando a contar com 242 leitos.

1972 – O HMMKB – que era administrado pelo Departamento de Saúde Pública do Governo Estadual – passa para a Fundação Hospitalar de Santa Catarina, entidade criada para administrar os hospitais de propriedade do Estado.

1972 – Instalação de unidade de saúde do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Itajaí, no Bairro Vila Operária, com recursos do PRÓ-RURAL.

1972 – Criação da COMBEMI – Comissão Municipal de Bem-Estar do Menor.

19 de agosto de 1972 – Inauguração do Posto de Saúde do Conjunto Habitacional General Costa Cavalcanti no Bairro Cordeiros. Funcionou em uma das casas do conjunto em parceria entre a COHAB, o Estado e a Prefeitura de Itajaí. Precursora da Unidade Sanitária do Costa Cavalcanti.

1973 – A sede do 2º Distrito de Santa Catarina da SUCAM – Superintendência de Campanhas de Saúde Pública – é transferida de Itajaí para Blumenau, juntamente com o Laboratório de Parasitologia e Entomologia. Itajaí passa a ser sede do Sub-distrito da SUCAM. O Posto da Malária passa a ser chamado de Posto da SUCAM.

29 de janeiro de 1974 – Pronto-socorro 24hs é inaugurado junto ao HMMKB.

14 de setembro de 1974 – A Fundação Hospitalar firma convênio com a “Associação das Voluntárias Sociais de Itajaí” para que auxilie a direção do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

1975 – Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen passa a ser administrado pela Sociedade Cultural e Beneficente Nova Lourdes e, posteriormente, pela Sociedade Divina Providência, a qual deu início à construção do novo prédio, totalmente financiado pelo governo estadual e concluído em 1979.

12 de novembro de 1976 – Inauguração da sede do INPS – Instituto Nacional de Previdência Social de Itajaí à Rua José Bonifácio Malburg esquina com Rua Felipe Schmidt.

22 de abril de 1977 – Mudança do Posto de Assistência Odontológica do INPS – Instituto Nacional de Previdência Social da sede da Rua Felipe Schmidt esquina com Rua Hercílio Luz para a antiga sede do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários na Rua Joinville.

26 de abril de 1977trailer denominado “Odontomédico” entra em funcionamento.

01 de setembro de 1977 – Criação do SINPAS – Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social – incorporando diversas instituições como a LBA e a CEME – Central de Medicamentos, e, criando o INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.

1978 – Abertura do Pronto Socorro Odontológico 24hs. Funcionou até 1984.

02 de fevereiro de 1978 – Inauguração do primeiro Núcleo de Desenvolvimento Infantil denominado Dr. José Bahia Spíndola Bittencourt.

09 de setembro de 1978 – Inauguração da Unidade Sanitária do Costa Cavalcanti, segunda Unidade Sanitária do governo estadual e primeira descentralizada.

28 de setembro de 1978 – Fundação da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A posse da primeira diretoria ocorreu no dia 01 de dezembro de 1978 no salão nobre do Colégio São José, sendo Maria Helena Foes a primeira presidenta.

13 de março de 1979 – Inauguração das torres – nova ala do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

Maio de 1979 – Inauguração do Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia do Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

04 de agosto de 1980 – Aula inaugural do Curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí.

1981 – Instalação do Centro de Valorização Familiar Santa Beatriz no prédio do ex-Hospital de Santa Beatriz. O Centro funcionou sob a direção da Província Nossa Senhora de Lourdes da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, fechando no início de 1983.

20 de setembro de 1981trailler com consultório ginecológico é adquirido visando ampliar o atendimento das localidades periféricas focando na saúde da materno-infantil.

01 de fevereiro de 1983 – Posse do Prefeito Arnaldo Schmitt Júnior em cujo mandato houve o planejamento e a implantação da Rede Municipal de Saúde.

31 de maio de 1983 – Por meio de convênio entre FEPEVI/Faculdade de Enfermagem, Prefeitura Municipal e Lions Club de Itajaí é instalado o Ambulatório de Imaruí, servindo de campo de estágio para o curso de enfermagem. Alagado com a enchente o posto ficou fechado durante meses, sendo reaberto em 08 de março de 1984, como Posto de Saúde do Imarui.

Julho de 1983 – A Prefeitura assume, durante a grande enchente, o ambulatório do Centro Social Urbano de São Vicente. Torna-se o segundo posto da Rede Municipal.

08 de março de 1984 – Inauguração do Posto de Saúde do Imarui. Terceira unidade da Rede Municipal de Saúde.

09 de maio de 1984 – Inauguração do Posto de Saúde de Itaipava. Primeira unidade de saúde da região rural, compondo o quarto posto de saúde da Rede Municipal de Saúde.

10 de outubro de 1984 – Inauguração do Posto de Assistência Odontológica do INAMPS, na antiga sede do INPS à Rua Felipe Schmidt esquina com a Rua Hercílio Luz.

1985 – Transferência do gerenciamento do HMMKB ao Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, com matriz sediada em São José dos Campos, no Estado de São Paulo.

12 de agosto de 1985 – O Posto de Saúde de São Vicente, que já funcionava sob o comando da Prefeitura de Itajaí em parceria com o Conselho Comunitário do São Vicente, desde a enchente de 1983, é reinaugurado após ampliação.

20 de junho de 1988 – Assinatura do Convênio SUDS/SC, oficializando a municipalização / transferência das Unidades Sanitárias da Secretaria de Estado da Saúde à Prefeitura de Itajaí.

31 de janeiro de 1989 – Portaria 052/89 da Diretoria Geral do DSP – Departamento Autônomo de Saúde Pública, cedendo os servidores públicos do quadro do DSP, em exercício nas Unidades Sanitárias, à Prefeitura de Itajaí, mantendo seus vínculos empregatícios com a origem.

26 de janeiro de 1991 – Municipalização dos servidores públicos do Posto de Assistência Médica – PAM/INAMPS, mantendo seus vínculos empregatícios com a origem. Esta unidade recebeu a denominação de Policlínica Central de Itajaí, sendo reinaugurada, em 1993.

18 de março de 1991 – Inauguração do Centro de Referência da Mulher e da Criança.

12 de abril de 1991 – Reforma organizacional do setor saúde do Estado de Santa Catarina, por meio da lei nº 8.240, extinguindo o DSP e as suas regionais e municipalizando em definitivo os serviços.

31 de dezembro de 1994 – Renovação do contrato de gerenciamento do HMMKB, por trinta anos, com o Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.

1996 – Inauguração do Centro de Doenças Infecto-contagiosas. Unidade de referência para rede básica de saúde municipal. Instalado no prédio que pertenceu ao IAPETC e INPS, na Rua Felipe Schmidt esquina com Rua Hercílio Luz. Este imóvel, pertencente ao governo federal foi repassado à Prefeitura de Itajaí, por comodato neste ano.

13 de março de 2006 – Inauguração da primeira etapa do Aterro Sanitário da Canhanduba, no bairro do mesmo nome.

COLABORADORES: Amauri Moraes dos Santos / Magru Floriano.

Compartilhar