× Você já atingiu o máximo de 3 cópias por dia.

Copie com moderação!
× Você pode copiar apenas 3 trechos por dia.
Lembre de citar a fonte ao usar o conteúdo da Itajaipedia.

itajaipedia.com.br

Televisão – captação de sinal

Compartilhar        
ícone de tags

A história da televisão em Itajaí está diretamente ligada à Família Schiefler. A primeira notícia que temos sobre o assunto foi publicada no jornal Itajaí, edição de 22 de julho de 1961. Segundo relata o jornal, Nereu Schiefler conseguiu captar ‘imagem perfeita’ da TV Tupy Canal 6 – Rio de Janeiro, em aparelho instalado na sua residência à rua Lauro Müller contando com uma antena improvisada. Nereu Schiefler montou duas caixas de retransmissão de sinais de televisão e testou os equipamentos nos morros da região – Morro do Boi, Morro da Cruz e Morro da Vigia em Penha. Obtendo excelentes resultados.

No ano de 1963 o empresário Pedro Paulo Rebello criou uma linha de montagem de aparelhos de televisão em Itajaí com a marca Ariston. O sucesso foi tão imediato que acabou exportando uma boa quantidade de aparelhos até para países vizinhos.

A 20 de junho de 1966 foi criado o ITAVISÃO – Itajaí TV Clube – com o objetivo de reunir apreciadores de televisão na região. Diretores: presidente de honra: Carlos de Paula Seára. Presidente: Francisco José Pfeilsticker; diretores: Saturnino Konze, Norberto Silveira Júnior, Francisco Santana Rodrigues, Aurélio José Dutra, José A. Müller, Nereu Schiefler, Orides Padilha, Honorato Sandri, Nilson Figueiredo, Osny Ern, Arapoty Sampaio, Affonso Rodi.

CRONOLOGIA DA TELEVISÃO EM ITAJAÍ

03 de outubro de 1928 – O jornal O Pharol publica a primeira notícia sobre transmissão de televisão nos Estados Unidos.

22 de julho de 1961 – o jornal Itajaí noticia que Nereu Schiefler consegue captar imagem de televisão em sua residência à Rua Lauro Muller.

13 de agosto de 1961 – o Jornal do Povo anuncia que Nestor Schieffler proferiu recentemente palestra acerca da capitação de imagem de TV em Itajaí.

13 de novembro de 1965 – circula pela cidade durante a semana uma equipe técnica visando à instalação de uma retransmissora de televisão.

20 de novembro de 1965 – O Jornal do Povo estampa manchete garantindo que “Televisão será realidade. Equipe de técnicos itajaienses, bastante otimista. Experiências em fase final. Tudo indica que o Natal será com televisão”.

04 de dezembro de 1965 – Prossegue o movimento visando instalar um retransmissor de sinal de televisão no Morro do Gravatá [Navegantes]. Um grupo de cotistas adquire aparelhagem que é colocada em teste durante a semana. A iniciativa conta com o apoio de grandes lojistas de Itajahy, destacando Rafael Dutra da empresa Dutra & Cia.

18 de maio de 1966 – chega à Itajaí a aparelhagem repetidora do Canal 6 TV Paraná – de Curitiba – e instalada no dia 19 de maio de 1966 na Ponta da Vigia em Armação.

20 de junho de 1966 – promovida primeira reunião para criação do ITAVISÃO que tem como objetivo reunir apreciadores de televisão na região.

30 de julho de 1966 – o Jornal do Povo anuncia resolução do Contel – Conselho Nacional de Telecomunicações – que proíbe o funcionamento da repetidora de televisão instalada na Armação pelo Itavisão – Itajaí Tevê Clube. Itajaí fica sem televisão novamente.

10 de setembro de 1966 – Ganha destaque na imprensa regional a campanha da Câmara Júnior e Itavisão para trazer a Itajaí imagem e som do Canal 12 de Curitiba.

19 de maio de 1967 – eleição e posse da nova diretoria do Itajaí TV Clube – ITAVISÃO. Presidente: Affonso Rodi. Diretores: Thésio Silva, Saturnino Konze, Newton Barriola, José Augusto Muller, Laureano Bittencourt, Nereu Schiefler, Nilson Figueiredo, Orides Padilha, Honorato Sandri, Norberto Cândido Silveira Júnior, Osni Ern, Arapoti Sampoio.

01 de setembro de 1969 – entra no ar a TV COLIGADAS com transmissão oficial da Rede Globo, passando em janeiro de 1980 para a RBS-TV.

01 de agosto de 1971 – Itajahy recebe com perfeição a imagem da TV Cultura [canal 6 – Florianópolis]. A empresa fica representada em Itajaí pelo empresário Albery Narciso Finardi.

 05 de maio de 1979 – itajaienses reprovam a unificação realizada entre a TV Cultura [canal 12] e TV Coligadas de Santa Catarina [canal 3] – retransmissores da TV Tupi. Antes da unificação os dois canais passavam a programação da TV Tupi em horários diferenciados.

19 de maio de 1979 – Iniciadas as obras para montagem de antena repetidora no Morro da Cruz visando receber sinal de televisão retransmitido pela TV Catarinense de Florianópolis.

19 de abril de 1980 – Itajahy fica sem o sinal da TV Tupi. A cerca de dois meses a antena tombou durante um forte vendaval e os proprietários do terreno não autorizaram novas obras no local. Impasse envolve a direção da TV Cultura, empresários Cidio Sandri e Alcides Pereira, Prefeitura Muncipal de Itajaí.

25 de abril de 1980 – chegam à Itajaí técnicos visando religar a repetidora da TV Cultura – Florianópolis – instalada no Morro da Cruz.

05 de julho de 1980 – o itajaiense Antonio Patiño, artista que trabalha na Rede Globo de Televisão, no Rio de Janeiro, escreve ao Jornal do Povo garantindo que intercedeu junto à direção geral da empresa no Rio de Janeiro visando resolver problemas na qualidade da imagem captada em Itajaí retransmitida pela TV Catarinense.

20 de dezembro de 1980 – Itajaí ainda não recebe o sinal da TV Eldorado que retransmite de Criciúma a programação da TV Bandeirantes. Criciúma, Florianópolis, Blumenau e Joinville já receberam retransmissoras e a de Itajaí havia sido prometida para o mês de outubro.

21 de março de 1981 – O prefeito Amilcar Gazaniga anuncia que recebeu portaria do DENTEL – Departamento Nacional de Telecomunicações – outorgando permissão à municipalidade para promover o serviço de retransmissão de televisão no Morro da Cruz pelo Canal 13. O canal deverá ser destinado para a retransmissão da TV Bandeirantes pela TV Eldorado de Criciúma.

05 de abril de 1986 – proprietários do edifício Genésio Miranda Lins questionam a viabilidade técnica da Rede de Comunicações Eldorado instalar na cobertura do imóvel uma torre de transmissão da TV Vale do Itajaí – Canal 10, com estúdios no próprio edifício

20 de setembro de 1986 – Anunciado o início das operações da TV VALE DO ITAJAÍ com instalações no Edifício Genésio Miranda Lins [Redondo]. Profissionais que integram a primeira equipe da TV: Eládio Cardoso, Luciene Cruz Michels, Renilda Santos, Jackie Rosa.

01 de setembro de 1995 – a TV Vale do Itajaí passa a integrar a Rede Record de Televisão com a desintegração da RCE – Rede de Comunicação Eldorado.

02 de agosto de 2000 – inicia a transmissão da TV BRASIL ESPERANÇA sob as lideranças do Bispo Samuel de Oliveira Francelino e seu irmão José Carlos Francelino.

17 de abril de 2002 – a TV Univali inicia transmissão pela VIACABO TV canal 17. O sistema de comunicação da Univali foi idealizado pelos professores Sidney Schead dos Santos, Édison Villela, Magru Floriano, iniciada com a Rádio Educativa Univali FM.

08 de dezembro de 2009 – assinado o convênio nº 012/2009 permitindo o compartilhamento de sinal entre a TVAL – TV da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – com a TV Câmara – de Itajaí.

02 de fevereiro de 2010 – entra em operação com transmissão pelo canal 09 da ViaCabo TV, em sinal compartilhado com a TV Assembléia Legislativa, a TV Câmara – Itajaí.

22 de junho de 2011 – entra em caráter experimental o sinal da ENTV – canal 06 – Viacabotv. A tevê pertence ao grupo MLO que edita o jornal Manchete do Vale.

10 de outubro de 2012 – entra no ar o canal 6 pela Viacabotv de Itajaí MCA TV (do grupo religioso Missão Comunhão de Adoração – MCA).

TEXTO: Magru Floriano. Itajaipedia.

FONTE: FLORIANO, Magru. Sinais dos tempos. IN: Anuário de Itajaí, 2014. Itajaí: FGML, 2014. Páginas 104-115.

Compartilhar